quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DOGMA DA ASSUNÇÃO DE MARIA- REFUTADO.

 I. Explicação e HistóriaA Igreja Católica Romana crê e ensina que Maria, a mãe de nosso Senhor, subiu ao céu em corpo e alma. Sob o titulo de Assunção, os católicos romanos celebram três festas em honra a Maria: uma é a do trânsito de sua alma, sem o corpo, ao céu; outra é quando pouco depois se juntou e se reuniu a mesma alma com o corpo, e com inefável glória subiu ao céu; a terceira é de sua coroação como Rainha dos anjos e Senhora do universo. O imperador grego Mauricio (582-602) ordenou que a festa fosse celebrada em 15 de agosto, o que se faz até nossos dias, e por esse mesmo tempo também o Papa Gregório, o Grande, fixou a mesma data para o Oeste, onde anteriormente, por razoes desconhecidas, celebrava-se a festa em 18 de janeiro. A palavra "ASSUNÇÃO", que em um tempo se aplicava geralmente à morte dos santos, especialmente de mártires, e a sua entrada no céu, chegou a aplicar-se agora exclusivamente a Maria, e isso a distingue do termo "ascensão" no sentido de que esta é aplicada unicamente a Jesus Cristo, que ascendeu por seu próprio poder ao céu, enquanto a assunção significa que Maria foi levada por seu Filho ao céu.


Esta crença é uma derivação do dogma da perpétua virgindade e da imaculada conceição de Maria, e marca um passo mais na tendência romanista à exaltação de Maria como objeto de culto religioso. Antes de sua definição oficial, o Papa Pio XII havia consultado todos os bispos católicos do mundo, na Carta Apostólica "Deiparae Virginis", em 1 de maio de 1946, sobre a conveniência e possibilidade de declarar como dogma a crença na Assunção de Maria. A resposta do episcopado foi favorável à idéia da proclamação. E, com efeito, a 1 de novembro de 1950, o Papa Pio XII, na Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", fez o seguinte pronunciamento: "Nós pronunciamos, declaramos e definimos que é um dogma revelado por Deus, no qual a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, foi levada aos céus em corpo e alma quando terminou o curso de sua vida na terra."


II. Defesa do Dogma

Afirma-se que este novo dogma foi revelado por Deus, mas não se dão as razões bíblicas do caso. Os apologistas do dogma, no entanto, citam um ou outro versículo isolado das Escrituras, os quais, segundo eles, aludem indiretamente à conveniência da Assunção e glorificação de Maria. Naturalmente, os mesmos versículos que usam para provar a imaculada Conceição (Gên. 3:15; Luc. 1:28) são empregados também para deduzir deles a necessidade da Assunção. Salmos 16:10; 45:9 e João 12:26, trazidos ao caso, em correta exegese, jamais poderão ser tomados como apoio à Assunção de Maria, já que eles claramente se referem, em sua ordem, à ressurreição de Jesus Cristo, à Igreja como a esposa de Cristo e aos crentes em geral.


1. A Tradição


Mas é na tradição, propriamente, onde se pretende basear esta crença, argumentando-se que por ser dita tradição antiga e unânime na Igreja Primitiva, a mesma deve ter sido originada dos apóstolos. Mas quando se faz uma análise séria de tal posição, se descobre que não foi senão até o século VI que apareceram os primeiros indícios de que se comemorava a morte de Maria e começava a celebrar-se a festa da Assunção.


A lenda da Assunção é mencionada pela primeira vez nos fins do século IV em vários escritos apócrifos, como "La Dormición de Maria y El Trânsito de Maria", os quais foram expressamente condenados como apócrifos e heréticos pelo Papa Gelásio no index expurgatorious em princípios do século VI. Foi Gregório de Tours (594 d. C.) o primeiro escritor ortodoxo que os aceitou como autênticos, e, tempos depois, no século VIII, João Damasceno apresentou a Assunção como uma doutrina de antiga tradição católica. No entanto, Benedito XIV declarou, em 1840, que a tradição era insuficiente como doutrina, pois não tinha classe necessária para ser elevada ao nível de artigo de fé.(l)


2. Relato de como Foi a Assunção


As várias tradições a que se recorre contêm marcadas discrepâncias entre si. "Sabido é que há duas tradições, uma favorável à morte de Maria, a outra favorável à sua imortalidade." (2) "A opinião mais comum ensina que Maria ressuscitou ao terceiro dia, como Jesus Cristo; no entanto, alguns dizem que ressuscitou quinze dias depois de sua morte, e outros, quarenta."(3) Nestes relatos há detalhes fantásticos, episódios inverossímeis e até suposições pueris que não se coadunam com o teor sério e autêntico dos Evangelhos canônicos.


Segundo essas tradições, a mãe de nosso Salvador, sendo já uma anciã e cansada de viver neste mundo, suplicou a seu Filho no céu que a levasse o quanto antes para estar com ele. Jesus então enviou-lhe um anjo para que lhe anunciasse sua morte, nova que Maria recebeu com imenso júbilo, mandando arrumar muitas velas e enfeitar o aposento. Para estar presente no momento da morte de Maria, todos os apóstolos, com excessão de Tomé, marcaram encontro em Belém, onde ela morava. João veio da cidade de Éfeso, cavalgando em uma nuvem, e do mesmo modo viajaram os demais apóstolos desde os diferentes países em que se encontravam pregando.
-------------------------------------------------------------------------
(1) Opera, VoI. X, p. 499, ed. 1851.


(2) P. Parente, Dlcclonario de Teologia Dogmática, p. 38.


(3) Consultor dei Clero, p. 441. Fizeram-se também presentes Hieróteo, Timóteo e Dionisio, o Areopagita, levando todos eles muitas velas, ungüentos perfumados e espécies aromáticas.


Ante a ameaça de ser assaltada por adversários judeus a casa onde eles estavam, Maria e os apóstolos são transportados outra vez em uma nuvem a casa dela em Jerusalém. Ali suscitaram-se diálogos, e ela os consola e os abençoa, dizendo: "Ficai com Deus, filhos meus mui amados; não choreis porque os deixo, e, sim, alegrai-vos, porque vou para meu Querido." (1) Logo, apresentando seu testamento, recomendou a João, o Evangelista, que repartisse duas túnicas suas para duas jovens que a haviam servido e acompanhado por muitos anos. Chegando o momento de sua morte, ela se recostou em sua cama, enquanto os apóstolos, de joelhos e em pranto e pesar, a beijavam e se despediam. Anjos do céu começaram a chegar e depois Jesus Cristo mesmo, descendo em outra nuvem e rodeado de seres angelicais, apareceu perante sua mãe e, em meio de uma luz deslumbrante e de doces harmonias celestiais, levou a alma de Maria ao céu (em uma variante, Jesus põe a alma dela nas mãos do anjo Gabriel, para que este a leve). Assim foi a morte de Maria, e seu cadáver não se corrompeu, desprendendo delicadíssimos perfumes.


Depois os apóstolos conduziram o corpo exânime de Maria em maca, e deram-lhe honrosa sepultura no vale de Josafá. Sua morte, acontecida quando tinha setenta e dois anos de idade, viu-se acompanhada de muitos milagres, como cura de enfermos, etc. Ao terceiro dia de sepultada, chega Tomé, montado em uma nuvem, e, por engano, desce no Monte das Oliveiras, mas nesse mesmo instante observa o maravilhoso espetáculo do trânsito de Maria aos céus, em corpo e alma, levada por seu Filho Jesus e circundada das hostes celestiais. Logo Tomé procura os outros apóstolos e lhes dá a nova da Assunção, mas eles se mostram cépticos e argumentaram que eles mesmos haviam enterrado Maria. A instância de Tomé vão ao sepulcro e descobrem que este está vazio, o que os convence da ressurreição e assunção de Maria ao céu.


3. São Afonso Maria de Ligório e a Assunção

A viagem de Maria através das esferas siderais e sua entrada na glória são descritas em altos vôos imaginários e com frases ao extremo pitorescas e lisonjeiras pelos panegiristas da Assunção. Por exemplo, São Afonso Maria de Ligório, consumado assuncionista, expressa-se assim: "Jesus a leva pela mão, e a Mãe, felicíssima, corta os ventos, passa as nuvens, atravessa as altas esferas e chega às portas do céu. Ali os anjos que a acompanham levantam a voz e, à semelhança do que disseram quando o Senhor entrou triunfante de volta do desterro, repetiram agora também aos que lá dentro a aguardavam: Abri, príncipes, essas portas e levantai-vos, portas eternas, para que entre a Rainha da glória. No mesmo instante abriram-se de parem par, e entrou vitoriosa na pátria celestial, e, ao vê-la tão formosa, aqueles espiritos soberanos perguntaram uns aos outros:"Quem é esta que chega do deserto, lugar de espinhos e de abrolhos? Quem é esta que vem tão pura e cheia de virtudes, sustentada em seu Amado e tão honrada dele?' E os anjos que a acompanhavam respondiam: 'É a Mãe de nosso Rei, nossa Rainha, a bendita entre todas as mulheres, a cheia de graça, a Santa dos Santos, a querida de Deus, a Imaculada, a mais formosa de todas as criaturas." (1)


(1) P. Pedro de Ribadeneira, Vida de ia Virgem Maria, p. 97.


Ao referir-se a mesma obra, mais adiante, ao ato da coroação de Maria, diz que, por seu turno, se aproximaram de Maria todos os santos, o apóstolo Tiago, o Maior, os profetas, Zacarias e Isabel, São Joaquim e Santa Ana, José e os santos anjos, e saudaram-na, felicitaram-na e honraram-na, e que depois as três Pessoas da Santíssima Trindade a coroaram, pondo em suas mãos o poder, a sabedoria e o amor e que ". . .colocando seu trono ao lado da Santíssima Humanidade de Jesus Cristo, a declararam Rainha do céu e da terra, mandando aos anjos e a todas as criaturas que como tal a reconhecessem, obedecessem e servissem". (2)


III. Refutação

1. Os Pais e Doutores da Igreja


A Assunção de Maria ao céu, de ser certa, seria um fato histórico, e como tal deve ser examinado. Mas acontece que não há certeza quanto ao lugar de sua morte, se foi em Éfeso ou em Jerusalém; não houve testemunhas de seu trânsito ao céu, as tradições em que se baseia a doutrina se contradizem, estão escritas em uma linguagem extravagante, contém relatos inverossímeis; quanto à antiguidade, não chegam nem sequer ao terceiro século. Os Pais e Doutores da Igreja não fizeram alusão a elas nem falaram na Assunção durante os primeiros cinco séculos, o Papa Gelásio condenou-as e o Papa Benedito XIV qualificou-as de testemunho insuficiente, e, no entanto, é sobre esta obscura e débil tradição, sem comprovação histórica nem apoio bíblico, que se levanta o "dogma revelado" da Assunção.
2. Razões de Conveniência
As chamadas razões teológicas ou de conveniência tampouco podem com propriedade ser invocadas a favor deste dogma, pelo simples fato de que Maria não foi divina nem sem pecado nem é co-redentora. A circunstância de sua morte física, reconhecida pela mesma Igreja Católica Romana, é uma prova incontrovertível de que Maria pertencia em todo sentido ao gênero humano e que, como tal, ela participou do pecado de Adão e sofreu a conseqüência universal do pecado original, que é a morte.
-----------------------------------------------------------------------
(1) Las Giorias do Maria, p. 339.
(2) Ibid., p. 403.3. Silêncio do Novo Testamento


Mais eloqüente, porém, é o silêncio absoluto que os escritores do Novo Testamento guardam no tocante ao tema da Assunção. Silêncio que implicitamente desvirtua o fundo histórico desta crença, pois é de todo ponto de vista estranho e inexplicável que um acontecimento de tanta transcendência, como o seria o da Assunção, houvesse passado inadvertido para eles, e mais, tendo em conta o fato de que a ascensão de nosso Senhor ao céu ficou plenamente testemunhada nos documentos escritos do Novo Testamento.


Se a Assunção realmente aconteceu, que razões importantes haveria para que os escritores dos livros do Novo Testamento nem sequer a houvessem mencionado, ainda que fosse de passagem? Paulo, por exemplo, em todas as suas cartas apostólicas, faz só uma menção a Maria, e isto acidental e indiretamente, quando, falando da vinda de Jesus ao mundo, diz que foi ((nascido de mulher" (Gál. 4:4), mas não acrescenta nenhum detalhe que pudesse dar margem a essa suposta crença. Pelo contrário, há uma passagem na qual, se fosse certa a Assunção, Paulo teria feito alusão a ela. Falando da ressurreição futura dos crentes, diz ele: ((Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Cor. 15:23). Como a tese assuncionista afirma que Maria ressuscitou primeiro e ascendeu ao céu depois, é lógico que Paulo teria feito menção dela neste versículo, dizendo-nos que Maria, à semelhança de seu Filho Jesus, já havia ressuscitado, O que claramente se depreende desta referência bíblica é que Maria, assim como todos os crentes em Jesus Cristo cujos corpos dormem no sepulcro, serão ressuscitados pelo poder de Deus quando soar a trombeta final e o Senhor descer do céu à terra para arrebatar os seus.


4. Silêncio Impressionante de João

De um modo particularíssimo, o silêncio do apóstolo João quanto a este assunto constitui um desfavorável testemunho ,implícito, visto que, por sua mui estreita associação com Maria, teria razão de sobra, e ainda mais que qualquer outro, para haver-se referido, em seus escritos, ao evento da Assunção; e oportunidade teve para havê-lo feito, pois, no livro de Apocalipse, ele descreve suas visões do céu aberto, e, apesar de ter visto a Jesus Cristo como o Rei da Glória e os anjos e as hostes redimidas ao seu redor, não diz nada sobre ter visto Maria como Rainha do céu e sentada em um trono ao lado de seu Filho Jesus. Também no Evangelho que leva seu nome, cap. 3 e v. 13, João registra as palavras que Jesus disse a Nicodemos: "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem." Como o evangelista escreveu seu Evangelho em fins do primeiro século, isto é, suficiente número de anos depois da suposta Assunção de Maria ao céu, é de supor que, ao citar ele a afirmação feita pelo Senhor, houvera incluído também uma referência ao caso excepcional de Maria, tal como o faz no último capitulo (21 :20-23) do Evangelho, no qual, ao relatar a resposta que Jesus lhe dera à pergunta de Pedro "e deste que será?", João acrescenta, muitos anos depois do incidente e para proveito de seus leitores, a seguinte declaração: "Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?"
5. A Carta aos Hebreus e a Assunção
Há, porém, algo mais. A doutrina da glorificação e a mediação de Maria aparece na teologia católica intimamente ligada à doutrina de sua Assunção. Acontece que a Carta aos Hebreus, escrita também anos depois do suposto trânsito de Maria ao céu, expõe com claridade meridiana a doutrina do ministério de intercessão de Jesus Cristo no céu em favor de seus filhos na terra, mas não há nem a mais leve alusão a que Maria esteja desempenhando parecidas funções acima na glória. O escritor sagrado expressa-se assim: "Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" (Heb. 4:14-16). Sendo que as Escrituras nos foram dadas para nossa instrução e edificação (II Tim. 3:16,17), é moralmente inconcebível que elas nos privassem não só do conhecimento, senão também do consolo da mediação de Maria. A inferência do Novo Testamento sobre o dogma da Assunção de Maria ao céu é uma prova mui forte da falsidade histórica e doutrinal do mencionado dogma.


IV. O Concilio Vaticano II
No Concílio Vaticano II, não se trouxe a debate o dogma da Assunção. Simplesmente foi dado como aceito e confirmado, segundo as seguintes palavras: "Finalmente, preservada livre de toda culpa de pecado original, a Imaculada Virgem foi levada em corpo e alma à glória celestial, ao terminar sua viagem terrenal. Ela foi exaltada pelo Senhor como Rainha de todos, a fim de que pudesse ser mais completamente configurada a seu Filho, o Senhor dos senhores (cf. Apoc. 19:16) e o conquistador do pecado e da morte."(l)






------------------------------------------------------------------------






(1) Walter M. Abbott, S.J., The Docum.nts of Vatlcan Ii (Guiid Press: New York), p. 90

3 comentários:

Anônimo disse...

REFUTAÇÃO DA OPINIÃO DO AUTOR.

A bíblia condena a interpretação individual(Pedro). Portanto, a opinião do autor não deve merecer crédito. É apenas a opinião de um homem e maldito o homem que confia no homem.

A bíblia diz que a igreja é coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo). A bíblia não diz que o autor é coluna e sustentáculo da verdade.

A Bíblia não ensina sola scriptura. Pelo contrário, a Bíblia diz que muitas outras coisas foram ditas e escritas por Jesus e São Paulo diz que devemos guardar a tradição de tudo que foi ensinado.

A Bíblia não define o canon.

A Bíblia não defende o fundamentalismo bíblico.

A Bíblia não define os livros inspirados.

A Bíblia não define que a Bíblia protestante é a bíblia adequada.

A Bíblia não define que o tradutor insuspeito é o falsário João Ferreira de Almeida.

Pela bíblia, não se pode provar o protestantismo, não se pode provar Lutero ou Calvino, não se pode provar o fundamentalismo bíblico, não se pode provar o canon, não se pode provar os livros inspirados, não se pode provar que o autor é confiável, não se pode provar que o autor é coluna e sustentáculo da verdade.

Anônimo disse...

Caríssimo,ouso chama-lo de irmão em Cristo, pois como católico e ensinado pela Santa Igreja, devo assim considerar-te. A Igreja Católica reprova que culpemos nossos irmãos separados pelos pecados de Lutero e cia. É o protestante que embora diga que igreja não salva, só aplica a salvação a quem desfila com os rótulos evangélicos ou protestantes. Quer ver como a má interpretação pode ser uma danação ? A Bíblia diz que o justo peca 7 vezes. Ora, se peca sete vezes como pode ser justo ? Se é justo como pode pecar ? A Bíblia diz ainda que não há um justo na terra e depois diz que muito vale a oração de um justo. Se não há justo na terra, como pode valer a oração de um justo ? A letra mata diz a Bíblia. Foi o que matou o protestante. Quer ver outro exemplo ? Tal como eu você deve acreditar na Trindade. Mas a bíblia não fala em trindade. Por que você e seus irmãos cremos ? Porque a Igreja Católica assim ratificou através de concílios o que já era crido por todos os cristãos. Lutero e cia creram nos concílios. Quer ver ainda um outro exemplo ? Quais são os pecados contra o Espírito Santo ? A Bíblia não os define. Como alguém poderá evita-los ? A Bíblia só fala em blasfêmia. O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo ? A igreja Católica, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo) os define. E ainda outro exemplo: Todos se dizem salvos porque creram. Mas os demônios também creem e ainda tremem. E agora ? E se todos estão salvos, que diferença faz interpretar certo ou errado a Bíblia ? E por que reunião em igrejas e cultos se todos já estão salvos ? Como podem todos estar salvos por que "aceitaram" Jesus, se o próprio Jesus diz que devemos perseverar até o fim ? Se temos que perseverar é porque ainda não estamos salvos. Meu caro, não dê crédito ás fábulas que os vossos pregadores vos apresentam sobre a igreja Católica. Investigue. Estude. Quer outro exemplo ? Calvino dizia chamava de ignorantes aqueles que diziam que Jesus tinha irmãos carnais. E o que dizem hoje os teus irmãos ? Ora, quando confrontados sobre a maternidade universal de Maria, os protestantes dizem que a entrega de Maria a João foi mero carinho de filho. Nesta hora, onde estariam os "irmãos" de Jesus que não cuidam de sua mãe ?
E se Jesus teve carinho tão eloquente em meio a tanto sofrimento, como deveria ser especial esta mulher não ? E como podem agora todos repudiarem Maria se o Senhor da Glória a honrou ? Será que Jesus estará feliz com todos vós ? Será que Jesus revogou o mandamento honrar pai e mãe ?
Parabéns pelo modo democrático como ages. És verdadeiramente cristão se assim permanecer. Linda cidade a tua.Maravilhosa. Gente linda, povo educado. Amo o Rio Grande do Norte e pretendo voltar em breve e quem sabe para te dar um grande abraço.
Paz e Salve Maria. Sempre dizemos salve Maria porque Jesus não precisa de salvação. Mas ela precisou. E ninguém ensina diferente.

Anônimo disse...

Esqueci de te dar um outro exemplo. Quando um protestante se converte ao catolicismo não lhe exigimos batismo. Mas o contrário não se sucede. Por que ? Muitos protestantes principalmente na Europa e EUA estão se convertendo e não precisam de batismo. A resposta é simples. A Igreja diz que ninguém pode dizer Jesus Cristo é o senhor se não pelo Espírito Santo. Ora, se você foi batizado em um templo batista e lá seu pastor diz que Jesus Cristo é o Senhor, por que a Igreja Católica haveria de invalidar tal batismo ? Acaso a Igreja é maior do que DEUS ? E como pode a Bíblia que é criatura ser maior do que aquele que chama todas as coisas a existência ? E quando se diz todas as coisas, são todas as coisas mesmo, incluindo a Bíblia. Quando se diz que Jesus é o único mediador, é indispensável considerar o contexto e não frase solta. É preciso ler até o final. Quem o fizer verá que a mediação ali descrita refere-se a redenção do gênero humano e não intercessão para se obter graças. Ora, você não ora pelos teus irmãos ? Por que eles não vão direto a Jesus se ele é o único mediador ? Maria e os santos são intercessores para obtenção de graças e favores. Nada além disto. Jesus é o único mediador para redenção do gênero humano. Não há outro sacrifício aceitável diante de DEUS. Por isto temos a Eucarisita, porquanto bater palmas ou cantar não é suficiente para a nossa salvação. Temos que oferecer o corpo, o sangue, a alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, este cujo sacrifício é o único agradável a DEUS. Ora, ele diz que devemos comer da sua carne e beber do seu sangue. E diz que sua carne é verdadeiramente comida e seu sangue é verdadeiramente bebida. De onde vocês tiram que este verdadeiramente da bíblia é o relativamente protestante ? Com quem você ficaria ? Com o verdadeiramente de Jesus ou com o relativamente do Malafaia ou Soares ?
Jesus determina que os apóstolos poderão reter e perdoar pecados. Ora, para que os apóstolos retenham ou perdoem pecados, é óbvio que alguém precisa lhes confessar ?
Com quem você fica ? Com Jesus ou com a soberba dos pregadores protestantes que dizem em tom de falsa humildade: "Eu só me confesso a DEUS" ?
Perceb meu caro irmão em Cristo ? Quanta mentira estes lobos vorazes espalham por aí ?
Você não acha estranho tantas denominações se o Espírito Santo é apenas um ? Como podem se dividirem tanto ? Como podem discordar uns dos outros se todos teriam recebido orientação do mesmo Espírito Santo ? Pesquise na internet e perceba que não há denominação ou pregador que não chame outros de hereges ou que não tenha sido chamado por outros. Fique em paz em Cristo Jesus.
Encerro parafraseando Maria:
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e para sempre e pelos séculos dos séculos, amém."