sexta-feira, 5 de agosto de 2011

OVELHA SEM PASTOR - COMO É QUE PODE?


Ovelhas?


Duas das maiores Igrejas de Feira de Santana são hoje a Assembléia de Deus Cristianismo Sem Fronteiras, do pr. Josué Brandão, e a Igreja Batista Central, do pr. Jádson.
Ambas cresceram de forma significativa a partir de  membros de outras Igrejas. O pr. Josué Brandão saiu da Assembléia de Deus da Vasco Filho, onde ministrava num culto às terças-feiras, e o seguiram membros da "Bléia" e outros frequentadores.
O pr. Jádson, por sua vez, presenciou adentrar um enorme contingente de ex-membros da Missionária e de mais outras Igrejas, e virou “a Igreja da Moda”, assim como a Avenida já foi, e a Missionária também.
Por que isso? Que fenômeno é este? Como pode uma Igreja ser levantada em menos de um ano? Como é possível pessoas de várias igrejas formarem rapidamente outra Igreja? Como pode uma Igreja ser formada de rebanhos nômades? Ou turistas? Ou consumidores de bênçãos?
Não há aqui qualquer crítica ao pr. Josué Brandão nem ao pr. Jádson, mas estes fazem parte de uma realidade nua e crua: pastorear rebanho “dos outros”, ganhos e formados por outros. Mas, afinal, quem tem rebanho?
Quem de fato pastoreia suas próprias ovelhas? Quem hoje gera ovelhas, cuida com carinho, dá a vida por elas e as tem como “selo do seu apostolado” (1Co 9.2)?
Fico a pensar que os pastores de Feira não saibam pastorear. Será? Será que sabemos o que é dar tempo para a ovelha? Rir com a ovelha? Brincar, se divertir, assistir um filme?
Será que um pastor sabe ir a casa da ovelha, visitar, comer, perceber o ambiente familiar? Será que o pastor sabe se fazer um amigo, ou um irmão mais velho, ou pai?
Não, amados não conseguem imaginar pastoreio sem paternidade. As ovelhas de Josué Brandão estavam fazendo o que na Assembléia de Deus, pra saírem quando ele saiu?
O que as ovelhas do pr. João Batista estavam fazendo lá, quando se escandalizaram e saíram por conta da crise?
Que tipo de paternidade há hoje, através do pastoreio? É todo mundo somente discípulo direto de Jesus?
Imagino Paulo e Tiago usando com a Igreja de Feira algumas de expressões mais duras, como sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gl 3.3) Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1Co 3.3)
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação... o que tal ato praticou, em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. (1 Co 5.2-5)
Adúlteros e adúlteras não sabem vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tg 4.4).
Será que algum feirense ficaria numa Igreja onde fosse repreendido com a veemência de palavras semelhantes a essas? Ainda mais se faladas por uma pessoa que não gerou espiritualmente?
Questiono veementemente se os pastores estão pastoreando ou “envernizando ovelhinhas de porcelana”; se estão dando sua vida ou somente dando suas palavras dominicais; se está partilhando sua vida ou apenas frequentando o endereço do templo; se tem rebanhos e ovelhas ou se apenas tem frequentadores de suas cadeiras do templo. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (Jo 10.11).
Sinceramente acho que perdemos o que seja pastorear. Para alguns é apenas “dar gabinete”, outros são pregar bem, outro é fazer curso de psicanálise e doutorado em teologia.
Outro é abrir um templo, ter um título de pastor presidente. Seja como for, os pastores de Feira não tem um rebanho de ovelhas.
Pensam que tem, mas quem não sabe o que é pastorear não tem ovelhas. Tem auditório, mas não tem ovelha.
A você, pastor, que caiu na roda-viva do evangelho das necessidades, e vive pregando o evangelho que o povo quer, fazendo o culto que o povo pede, te dá um aviso: deixe chegar a crise!... Deixa chegar à crise pra ver quantas OVELHAS você tem... talvez NENHUMA !!!
Crente de culto de benção não é ovelha!!!  Ovelha se faz com um pastor de verdade, como Jesus.
Se não há pastor não há ovelha; Se há milagreiro tem-se crente místico; Se há animador de auditório tem-se “minhas colegas de trabalho”... (a la Sílvio Santos); Se há artista gospel tem-se tiete crente; Se há pastor tem-se ovelhas.



Nenhum comentário: