segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MARIA A BEM-AVENTURADA



.

Maria surgiu na história com uma missão específica: trazer o Messias ao mundo, por meio da concepção. Ela fígura não mais como um "canal" ou "meio" pelo qual o Filho veio ao mundo. Sua vida pode ser vista como exemplo de fé e devoção, mas não como um objetivo de culto.

Ao nascer, Maria não se distinguiu de nenhum ser humano; ela foi concebida em pecado e assim permaneceu até a sua morte. Ela não foi e não pode ser considerada divina, ou parte da santissima Trindade. É Jesus e não Maria quem intercede por nós diante do Pai. Amamos Maria, mas adoramos Jesus. Epifânio, um grande apologista cristão do século IV, fez a seguinte observação:

"Não se deve honrar os santos mais do que é justo, mas deve-se honrar o Senhor dos santos. Maria, de fato, não é Deus nem recebeu seu corpo do céu, mas de uma concepção de um homem e uma mulher. Ela é digna de muita honra mas não foi dada para adoração, antes, adora aquele que nasceu de sua carne. Honre-se Maria, mas adore-se o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ninguém adore Maria".

Sempre virgem?

É um erro pensar que Maria permaneceu virgem por toda a vida, uma vez que o relato de Mateus parece não deixar dúvida.
"E José, despertando do sono, fez como o anjo lhe ordenara e recebeu sua mulher, e não a conheceu até que deu à luz seu Filho, o primogênito..." (Mt. 1.24)

Essa passagem declara que, depois do nascimento de Jesus, José e Maria tiveram uma vida conjugal normal como qualquer outro casal. Mateus é incisivo em dizer que "José não a conheceu até que...", uma vez que tanto a palavra "conheceu" como a preposição "até", possuem um mesmo sentido no texto. Primeiro, sempre que a Bíblia emprega o termo "conheceu", ele está associado a uma relação sexual. É o que encontramos em Gêneses 4.1. "E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim..". Segundo, sabemos pelos evangelhos que Maria teve outros filhos além de Jesus.
"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua Mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?( marcos 6:3). 
Esse texto é enfático em afirmar que Maria teve outros filhos além de Jesus, pondo por terra a teoria católica da virgindade perpétua. É fácil de perceber pelo texto que Mateus se refere mesmo a família de Jesus, porque faz referência aos pais do mestre. Logo, seria de se imaginar que os "irmãos de Jesus" eram mesmo irmãos de carne, e não "primos", como o catolicismo quer provar.

Todos pecaram
É um erro pensar que Maria foi concebida sem pecado, uma vez que a Bíblia é taxativa ao dizer: "Em iniquidade foi formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Sl. 51.5). Embora tais palavras tenham sido proferidas por Davi, elas se aplicam a todos os seres humanos. É o que Paulo tinha em mente quando disse: "pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm. 3.23). O pecado trouxe separação entre o homem e Deus, fazendo com que todos nascessem na iniquidade.
Com exceção de Jesus, todos os que vieram após Adão possuem a semente do pecado. Ele faz parte da natureza humana, sendo removido somente pelo sangue de Jesus. Mesmo assim, para ser redimido, o homem precisa ter um encontro com Deus. A salvação é recebida de graça, mediante a fé em Cristo. Isto é, ela resulta da graça de Deus (Jo. 1.16) e da resposta humana da fé (At. 16.31). Maria, como qualquer outra pessoa, não poderia fugir à regra. Ela não poderia alcançar a salvação por si só - ela necessitava da graça de Deus (Lc. 1.29).
Autor: Johnny T. Bernardo
Fonte: [
INPR Brasil ]

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro respeito você. Certamente és um bom cristão. Mas ninguém diz no catolicismo que Maria foi salva por si só. Ela foi salva pelos méritos de Jesus Cristo. Maria foi preservada do pecado original no momento da fusão da alma e corpo. E você acha que DEUS não poderia faze-lo ? DEUS pode todas as coisas. Ninguém adora Maria no catolicismo. Adoração implica em sacrifício(Eucaristia). O que fazem os protestantes e batistas é veneração a Jesus Cristo. Adoração importa em oferta de sacrifício e tal só se dá na Igreja Católica. Maria foi preservada do pecado original porque Jesus Cristo é DEUS e DEUS não habita em lugar que não seja santo. Ele não pode se contradizer em sua palavra. Procure estudar o catolicismo para combate-lo com maior eficiência para não dizer inverdades. Fui protestante por 20 anos e o que me apresentavam da Igreja Católica era uma caricatura. Antes de você gritar "Só a Bíblia", procure na Bíblia onde está escrito que alguém deve clamar pelo "Só a Bíblia". Ora, os cristãos dos3 primeiros séculos não dispunham de Bíblia e por certo eram melhores do que nós e foram mais provados na fé. Falo com respeito porque sei que os protestantes combatem em sua maioria combatem o catolicismo por amor aos católicos. Mas como você saber que só a Bíblia é correto se Jesus não apareceu para você para te dizer isto ? Para você praticar o "Só a Bíblia", antes você teve que confiar no homem. A Bíblia caiu do céu e nem nos foi entregue por Jesus pessoalmente. O livro dos mulçumanos diz ser a palavra de DEUS. E agora ? Ficamos com qual deles. Eu creio na Bíblia porque creio na fonte que me diz para crer que é a Igreja Católica. E você por que crê na Bíblia se não pode confiar na fonte e no homem ? Onde está na Bíblia que se deve praticar o Só a Bíblia.A Bíblia diz que as escrituras são úteis. Ela não diz que são indispensáveis.É útil estudar para passar no exame. Mas indispensável é fazer o exame. Fique na paz e parabéns pelo blog, pela família e pelo amor a palavra de DEUS.

Anônimo disse...

Meu caro respeito você. Certamente és um bom cristão. Mas ninguém diz no catolicismo que Maria foi salva por si só. Ela foi salva pelos méritos antecipados de Jesus Cristo. DEUS é atemporal. Pormeio dele todas as coisas foram criadas.Maria foi preservada do pecado original no momento da fusão da alma e corpo. E você acha que DEUS não poderia faze-lo ? DEUS pode todas as coisas. Ninguém adora Maria no catolicismo. Adoração implica em sacrifício(Eucaristia). O que fazem os protestantes e batistas é a veneração a Jesus Cristo. Adoração importa em oferta de sacrifício e tal só se dá na Igreja Católica. Veja como eram feitos os sacrifícios no antigo testamento. E veja as profecias de Jeremias e Daniel a respeito do sacrifício que seria impetrado na nova aliança. Maria foi preservada do pecado original porque Jesus Cristo é DEUS e DEUS não habita em lugar que não seja santo. Ele não pode se contradizer em sua palavra, pois ele é a verdade. E ao contrário do mundo protestante onde tudo é relativo, já que uns batizam e outros não, uns praticam o divórcio e outros o repudiam, DEUS não muda. Procure estudar o catolicismo para combate-lo com maior eficiência e para não dizer inverdades. Fui protestante por 20 anos e o que me apresentavam da Igreja Católica era uma caricatura. Antes de você gritar "Só a Bíblia", procure na Bíblia onde está escrito que alguém deve clamar pelo "Só a Bíblia". Ora, os cristãos dos 3 primeiros séculos não dispunham de Bíblia e por certo eram melhores do que nós e foram mais provados na fé. Falo com respeito porque sei que os protestantes combatem em sua maioria o catolicismo por amor aos católicos. Mas como você pode saber que o só a Bíblia é correto se Jesus não apareceu para você para te dizer isto ? Para você praticar o "Só a Bíblia", antes você teve que confiar no homem. A Bíblia não caiu do céu para mim ou para você e nem nos foi entregue por Jesus pessoalmente. O livro dos mulçumanos diz ser a palavra de DEUS. E agora ? Ficamos com qual deles ? Eu creio na Bíblia porque creio na fonte que me diz para crer que é a Igreja Católica. E você por que crê na Bíblia se não pode confiar na fonte e no homem ? Onde está na Bíblia que se deve praticar o Só a Bíblia.A Bíblia diz que as escrituras são úteis. Ela não diz que são indispensáveis.É útil estudar para passar no exame. Mas indispensável é fazer o exame. A Bíblia é filha da igreja e não sua mãe. O Eunuco da Bíblia clamou por explicação. Se clamou por explicação é porque nem todos podem interpreta-la. É porque todos "interpretam" que verificamos a Babel protestante instalada nos dias de hoje produzindo confusões de toda a ordem. Fique na paz e parabéns pelo blog, pela família e pelo amor a palavra de DEUS.