segunda-feira, 8 de novembro de 2010

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?


Será o Espírito Santo uma força? Ou talvez uma função? Quem é o Espírito Santo?

Muitos conceitos são formados, erroneamente, sobre o Espírito Santo. Uns dizem que Ele é simplesmente uma
força e que não é uma pessoa, outros dizem que é uma função de Deus, em fim, quem é o Espírito Santo mencionado nas Escrituras Sagradas?
Para sabermos com confiança acerca desse assunto devemos recorrer à palavra de Deus, é lá que teremos a fonte segura e confiável sobre a 2ª pessoa da trindade “O ESPÍRITO SANTO”
Em João 14 o Senhor Jesus estava preparando seus discípulos para a sua morte, Ele prometeu que uma pessoa da mesma essência “OUTRO CONSOLADOR”, ou seja, não parecido, mas igual ao que o próprio Senhor Jesus é “Deus” viria para habitar em todo aquele que nele crer como seu salvador pessoal. Essa promessa fazia parte do próprio ministério do Espírito Santo, porque Jesus assegurou aos seus discípulos que, depois de sua partida para o céu, a presença do próprio Deus estaria neles através do Espírito Santo, e essa presença compensaria a ausência do Senhor Jesus que agora se despede dos seus amados aprendizes que tanto se acostumaram com a presença amorosa e com as palavras de conforto do Mestre.
Nas palavras de Jesus  no evangelho de  João 14. 15-18 temos: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conhecereis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos...”
O próprio Senhor Jesus falou acerca do Espírito Santo, veja como Ele o descreve:
1.      outro Consolador – para que serve um consolador? Para consolar é claro, ou seja, Ele seria aquele capaz de compensar a ausência física de Jesus, trazendo paz e segurança aos corações dos filhos de Deus.
A palavra “Consolador” no grego é “parakletos” em cuja raiz está o conceito de aconselhar, exortar, consolar, fortalecer, interceder e estimular. Isto só é possível se o Espírito Santo for realmente uma pessoa uma personalidade e não uma força ou uma função, pois uma força não exorta, não consola, não aconselha, não ensina (v, 26) diz “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Ele não é uma força Ele é uma pessoa muito especial.

Jesus também disse que o Espírito Santo é:

2.     O Espírito da verdade – ou seja, toda vez que o Espírito Santo fala e orienta, sempre o faz de acordo com a verdade de Deus revelada que é a Bíblia. Se o Espírito Santo é o Espírito da verdade então Ele não mente! E é esse Espírito que o mundo não conhece, é esse Espírito que o mundo não compartilha, por isto, o mundo não pode recebê-lo “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece...” (v, 17) a palavra mundo aqui mencionada significa – multidão incrédula; massa inteira de homens alienados de Deus e por isto, inimigos de Cristo e da sua causa.

Jesus também disse que esse Espírito habitaria para sempre neles (em todo aquele que crê verdadeiramente) “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (v, 16). E como o Espírito estará conosco? Habitando em nós! Veja:
“... porque ele habitará convosco e estará em vós” (v, 17) – o Espírito santo esteve ativo no A.T, mas agora depois de pentecostes Ele passou a habitar permanentemente na vida do crente de maneira diferente, (1) é para sempre (2) e é privilegio de todo verdadeiro crente. Isto quer dizer que, em Cristo, o corpo do crente é habitação “morada ou templo” do Espírito Santo “não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?...” (I Co 3.16-17).

O Espírito Santo também é o selo de garantia de que somos propriedade exclusiva do Deus vivo “em quem (em Cristo) também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa, o qual é o penhor da nossa herança até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” (Ef 1.13-14).

Observe também:
“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14.26)

“quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” (Jo 15.26)

“quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora: quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir. Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (Jo 16.8-14).

ativa que age no cristão verdadeiro.

O Espírito Santo age em nosso favor, apresentando diante de Deus as nossas suplica quando, em momentos difíceis, não sabemos nem como orar de acordo com a vontade de Deus, veja:
 “também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” (Rm 8.26-27).

O Espírito Santo nos guia e nos dá a certeza de que somos filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo:
“pois os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito da adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiro de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8.14-17).

Então nós podemos concluir através desses atributos, registrados na palavra de Deus, que o Espírito Santo:
1.     Instrui os crentes em Cristo e os faz lembrar das coisas que Jesus declarou.
2.     Ele testifica acerca de Jesus e O glorifica.
3.     Ele ensina e esclarece o evangelho, dado por Deus através de Jesus Cristo, de modo que aqueles que crêem no evangelho possam desfrutar de paz com Deus e aqueles que não crêem no evangelho estejam cientes do juízo que virá.
4.     Ele guia os crentes na verdade dando-lhes a certeza de que são filhos de Deus e da herança em Cristo.
5.     Ele intercede por nós em tempos difíceis.
6.     Ele nos convence do pecado e nos admoesta a viver uma vida pura e santa.

Conclusão:
Amado leitor, se você ainda não reconhece o Espírito Santo, o Espírito da verdade como é chamado na palavra de Deus, considerando o que sobre Ele foi dito principalmente pelo nosso Senhor Jesus Cristo, é hora de rever seus conceitos e refletir com cuidado e seriedade, pois sua vida na eternidade depende dessas verdades. Sem o Espírito Santo de Deus presente em tua vida será impossível chegar a Deus, portanto, reconheça que Ele é Deus, Ele habita no crente, Ele sela o crente para que este seja propriedade exclusiva do Deus vivo, Ele nos ensina a verdade e nos consola com a sua presença, Ele nos guia para que concentremos nossa atenção em Cristo, Ele nos dá um novo caráter, para que tenhamos condições de nos tornarmos semelhantes a Cristo, em fim, a pessoa que verdadeiramente aceitou a Jesus como seu único e suficiente salvador e reconhece o Espírito Santo como sendo uma das pessoas da trindade, este é guiado pela verdade, pois tem sua vida dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Que Deus te abençoe.

  Autor: José Samarone Lima da Silva
 Membro: Igreja Batista Fundamentalista de Nova Cruz, RN  
Material consultado:
O livro dos Dons; Kalisher, Meno
Estudos bíblicos em Jerusalém







Um comentário:

Anônimo disse...

Totalmente bíblico esse comentário sobre o Espírito Santo, devemos tomar cuidado com essas seitas por ai, parabéns irmão.
um abraço.